Escola e Cidade

Tecendo Territórios

Em 2018, quando começamos a pensar em um calendário nacional para a mobilidade ativa, percebemos que não havia nenhuma data pontual para celebrar deslocamento para a escola. Sendo assim, inspirados no Walk and Bike to School Day, decidimos começar uma campanha similar para conscientizar as escolas sobre a importância das crianças se deslocarem usando a mobilidade ativa.

Adotamos o mês de outubro para veicular a campanha A pé para escola e com a ajuda de vários parceiros divulgamos alguns conteúdos em nossas mídias sociais.

Ao mesmo tempo, começamos a fazer contato com algumas escolas e convidá-las para aderir à campanha. No entanto, após conversas e contatos com alguns profissionais de educação, achamos que seria importante desenvolver um trabalho que pudesse ser realizado durante o ano inteiro, e não apenas em outubro.

Em 2019 decidimos reformular o nosso projeto educacional mudando um pouco o enfoque. Ao invés de colocar a mobilidade a pé como tema central do trabalho, acreditamos que era mais importante falar de mobilidade ativa e aspectos diversos que são inerentes aos deslocamentos diários das crianças e adolescentes para a escola.

Assim começou a ser pensado o "Escola e Cidade". Com a necessidade buscar parcerias e financiamentos, submetemos o projeto ao edital Criança e Natureza. Selecionadas para expor o projeto na seleção de cartazes em junho deste ano, estamos dando continuidade ao nosso trabalho que segue em desenvolvimento.

Logo da campanha "A pé para escola"
Trabalho apresentado no seminário Criança e Natureza