© 2017 por Caminha Rio. Orgulhosamente criado no Wix.com

(21) 99856-7756  Rio de Janeiro  caminhario1@gmail.com

  • Caminha Rio

AMA Jardim Botânico cria projeto com brinquedos inclusivos

Atualizado: 10 de Ago de 2019

A iniciativa foi do diretor do Instituto Carioca Cidade Criativa, Heitor Wegmann, que comprou o primeiro brinquedo, um skate adaptado. Foi tão elogiado que ganhou apoio de outras pessoas e, finalmente, junto com a Associação de Moradores do Jardim Botânico acabou adquirindo o kit completo: skate, balança, gangorra e tirolesa. Todos fabricados pela empresa In Move de Curitiba.



Heitor nos conta que a grande vantagem dos brinquedos é que são desmontáveis, podendo ser levados a lugares diferentes onde as crianças com deficiência estejam. "Deixá-los guardados é melhor. Evita que sejam vandalizados e ajuda na conservação", afirma.


É importante destacar que todos são adaptados para que crianças com e sem deficiência possam brincar juntas. Além disso, eles têm o propósito de ajudá-las a brincarem de forma mais independente.

O próximo passo da AMA JB é conseguir um patrocínio que custeie o transporte do kit. Neste fim de semana ele será apresentado para o público na Paróquia São José da Lagoa, onde ficará guardado.


No dia 15 deste mês os brinquedos serão "inaugurados" pelas crianças da Escola Especial Municipal Marly Froés Peixoto, na ABBR (Jardim Botânico). A ideia é estabelecer um cronograma para que sejam levados periodicamente ao local e, posteriormente, a outros pontos onde o transporte consiga chegar.


A AMA JB é a primeira associação de moradores no país a adquirir o kit integral. Se o projeto prosperar, sem dúvida, pode ser uma grande inspiração para outras associações que tenham em suas prioridades a inclusão das crianças nos espaços públicos. Vida longa e sucesso!

78 visualizações