top of page
  • Foto do escritorCaminha Rio

Estudo afirma: ciclistas e pedestres são melhores cidadãos que os motoristas

Um estudo alemão publicado no “Journal of Environmental Psychology” foi além da análise de trânsito para descobrir quem seria melhor para a sociedade: um ciclista ou um motorista? A pesquisa envolveu vários fatores que mostram qual é o grau de ligação humana e urbana de ambos modais de transporte. 


Os acadêmicos Harald Schuster, Jolanda van der Noll e Anette Rohmann fizeram o estudo na FernUniversität em Hagen, na Alemanha.


Baseado no conceito de bem comum, o estudo analisou a relação entre as pessoas e a mobilidade e as reações psicológicas geradas por isso. 


Para chegar aos resultados, o estudo alemão se baseou em uma pesquisa anual entre os anos de 2014 a 2019. A enquete foi feita com a população alemã e envolveu pessoas de todas as classes sociais, focando nas áreas urbanas, uma vez que esses ambientes têm mais formas motorizadas e não motorizadas como alternativas. 


Foram usados quatro fatores para definir o que seria a melhor orientação para alcançar o bem comum: participação política, participação social em organizações, solidariedade com o entorno e ajuda aos vizinhos. Os pedestres e os ciclistas foram os únicos beneficiados em todos os pontos, mostrando que o comportamento da mobilidade é uma chave para chegar ao bem comum.





5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page