top of page
  • Foto do escritorCaminha Rio

Impacto do uso de celular por pedestres é tema de pesquisa

Ao caminhar por vias públicas é comum que os pedestres retirem o celular do bolso para checar as notificações, navegar na internet ou até atender chamadas. Situações como essas fazem parte do cotidiano. Contudo, além dos benefícios e facilidades que o aparelho oferece, andar e conferir o celular durante a caminhada podem gerar consequências graves. Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em conjunto com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR,) desenvolvem um estudo que avalia os impactos do uso de celulares no equilíbrio de pedestres.


A pesquisa tem cerca de 100 participantes divididos em grupos para análise da caminhada com ou sem o celular, em ambiente controlado e em ruas públicas, com a presença de obstáculos, irregularidades de calçadas e outras situações reais. Os grupos são formados por voluntários de idades e condições físicas distintas.


Equipamentos de ponta para análise de movimentos como o Baiobit e o Baroscan são utilizados pelos pesquisadores durante os testes dos voluntários. Confira o texto completo no link acima.

pedestre com celular na mão caminha por rua da cidade
O Baroscan é um dos equipamentos utilizados na pesquisa com pedestres

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page