• Caminha Rio

Semana do Caminhar movimenta pedestres no Brasil

Começou no último domingo uma das campanhas anuais mais importantes para a rede de mobilidade a pé. Articulada pela ONG SampaPé! e realizada junto de organizações e iniciativas parceiras, a Semana do Caminhar é um evento nacional para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de valorizar e chamar atenção da sociedade e do poder público para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar.


Abertura da Semana do Caminhar em São Paulo. Foto: SampaPé

Em sua terceira edição apresenta como tema o “Aprender Caminhando”, já que, ao andar pela cidade, é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos trajetos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas.


A Semana do Caminhar se estrutura em três frentes: campanha

temática nas redes sociais, um concurso de fotos e calendário de atividades que pode ser conferido no site especialmente criado para o evento.


Este ano o SampaPé! trouxe ainda mais uma surpresa: elaborou uma Carta Compromisso com o Caminhar que está sendo enviada pelos parceiros aos gestores, parlamentares e prefeitos de suas respectivas cidades. Inicialmente o prazo para entrega era o dia 7 de agosto, tendo sido extendido para o dia 21. No Rio a carta foi encaminhada para Prefeitura, secretarias de Urbanismo, Transportes, Meio Ambiente, Pessoa com Deficiência e, também, para a Câmara dos Vereadores.


Até a presente edição deste texto recebemos a resposta positiva dos gabinetes de Renato Cinco e Alexandre Arraes - de volta à Camara após um período afastado. Arraes é o criador da lei que instituiu a Semana Municipal do Pedestre na cidade há dois anos, e promete seguir para aprovar seus outros projetos que beneficiam a mobilidade a pé - um estatuto do pedestre, uma lei para qualificação de calçadas e outras indicações que trariam mais acessibilidade em rotas estratégicas na cidade. Já Renato Cinco é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bicicleta e da Mobilidade Ativa, que discute a importância de reduzir velocidades no trânsito.


Vale lembrar que nesta semana comemoramos também o Dia Mundial do Pedestre em 8 de agosto. A Semana do Caminhar acaba no próximo sábado, dia 10, e vai trazer ainda muitas surpresas. Acompanhe as notícias e celebre o caminhar em sua cidade.

0 visualização

© 2017 por Caminha Rio. Orgulhosamente criado no Wix.com

(21) 99856-7756  Rio de Janeiro  caminhario1@gmail.com