Caminhar com mais conforto e segurança

Todos os dias uma grande porcentagem da população se desloca pelas vias públicas. Boa parte dessas rotas, mesmo para os que usam o transporte público, é realizada a pé. De casa para o trabalho, para o comércio, para nossas atividades de lazer, estamos sempre passando pelas calçadas e atravessando as ruas.


Como você já deve ter notado nossos trajetos nem sempre são fáceis. Há buracos e vários tipos de irregularidades nas áreas pavimentadas, lixo, carros que estacionam em locais proibidos, ausência de faixas de pedestre onde a travessia se faz necessária, bolsões de água em dias chuvosos etc. 


Se “caminhar” nessas condições é difícil mesmo para um jovem ou um atleta, imagine para aqueles que têm mobilidade reduzida ou alguma deficiência física. Imagine para os idosos e para quem usa cadeira de rodas ou empurra um carrinho de bebê. Quem vivencia esses problemas cotidianamente sabe como é trabalhoso o ir e vir sem condições apropriadas de caminhabilidade e acessibilidade.


A caminhada pode ser um grande estímulo para uma vida mais saudável e menos estressante. No entanto, apesar dos benefícios que traz para a saúde e para o bolso, muitos desistem de andar por causa dos obstáculos. Pessoas com deficiência deixam de sair de suas casas porque simplesmente não é possível que se desloquem sem ajuda em vias não acessíveis.


Estamos assistindo em várias partes do mundo movimentos que apoiam e estimulam a realização dos pequenos e médios trajetos a pé, sejam passeios turísticos, grupos que se organizam para levar as crianças caminhando para as escolas entre outras atividades. Fazer parte dessa mudança é nosso objetivo. Desejamos que todos os cariocas possam recuperar o prazer de sair para as ruas sem passar por tantos percalços, sobretudo pessoas com deficiências e idosos, que muitas vezes permanecem isolados do convívio social pela falta de condições físicas para fazer seus trajetos com mais segurança.

 

 

O que buscamos

 

1. Melhor infraestrutura viária.

2. Mais acessibilidade nas vias e espaços públicos e transportes.

3. Estímulo ao deslocamento a pé para saúde.

4. Incentivo a atividades sociais e econômicas realizadas a pé.

5. Políticas públicas mais abrangentes para o pedestre.

6. Criação de uma câmara temática de mobilidade a pé dentro da Secretaria Municipal de Transportes.

7. Ouvidoria específica para o pedestres através da inclusão do tema no menu do canal 1746.                              

© 2017 por Caminha Rio. Orgulhosamente criado no Wix.com

(21) 99856-7756  Rio de Janeiro  caminhario1@gmail.com