top of page
  • Foto do escritorCaminha Rio

Rio ganha novas zonas 30

A CET-Rio está implantando zonas 30 em vários bairros da cidade como parte das ações da Semana do Trânsito. Seu objetivo é reduzir a velocidade e o volume do tráfego e mudar o comportamento dos motoristas de forma que passem a conduzir seus veículos de maneira mais adequada às condições locais. Normalmente são aplicadas em vias residencias e de menor movimento.


Implantação de zona 30 em Laranjeiras. Fonte: CET-Rio
Implantação de zona 30 em Laranjeiras. Fonte: CET-Rio

De acordo com Mauro Ferreira, coordenador de educação para o trânsito da CET-Rio, "se queremos uma cidade mais humana e inclusiva é necessário que pensemos o espaço urbano como um espaço de convivência, onde o ser humano seja considerado a parte mais importante quer seja como pedestres, ciclistas ou motoristas. Áreas residências e ruas locais tem se tornado, cada vez mais, rotas de fuga para motoristas que tentam fugir dos congestionamentos. As altas velocidades e a falta de consciência dos motoristas tornam estas áreas território hostil para pedestres e ciclistas que transitam pelo local".


Quer saber quais são as zonas 30 implantadas neste mês de setembro? Confira o infográfico abaixo com o calendário da CET-Rio.


As zonas 30 e o calendário de implantação da CET-Rio

61 visualizações0 comentário
bottom of page